sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Museu Julio de Castilhos Capacita Agentes de Turismo

Visando qualificar as suas formas de abordagem e comunicação e integrar uma relação com os agentes de turismo, um dos responsáveis pela indução de fluxo turístico no Museu Julio de Castilhos, a instituição elaborou uma formação específica para estes, apresentando conceitos, procedimentos e formas que mostram a sua abordagem com a sociedade hoje.
Com a participação da Assessora Especial de Planejamento da SETUR, Némora Mencke, foi abordado o tema do reconhecimento do equipamento turístico como espaço de história e da memória, e como a hospitalidade pode ser extremamente importante para que o visitante determine a voltar a mesma instituição.
Já o Diretor do Museu, Joel Santana, abordou a complexidade da atuação do museu na sociedade, como ocorre os processos de empoderamento da memória e do esquecimento, que o museu não é um apêndice da escola, mas uma instituição de tradição e contradição, espaço este provocativo de reflexões.

O Historiador Gabriel Costa, apresentou o histórico da instituição, a figura de Julio de Castilhos enquanto patriarca desta casa museológica, as diversas possibilidade que o museu exerce com a ação educativa, a complexidade de um acervo numeroso e diverso, seus trabalhos afins, suas manutenções e a organização destes, a relação da memória e do esquecimento enquanto fonte de vida e de morte e a importância do visitante para o museu.
Após todos receberam uma visita mediada por Jonas Crestani, estagiário de história do museu, que percorreu as salas trazendo as concepções de montagem e uma nova releitura sobre as possibilidades de apresentar a exposição. Ao todo aproximadamente 35 agentes participaram do evento, durante os dias 26 e 27 de janeiro, no auditório do MJC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário