sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governo Perdoa Dívidas de Universidades em Troca de Bolsas do Prouni

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, anunciou nesta quarta-feira que o governo enviará ao Congresso proposta de perdão das dívidas tributárias de instituições de ensino superior de todo o país em troca de bolsas de estudo do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
O anúncio da ministra foi feito no Palácio do Planalto em reunião com representantes da Frente Parlamentar da Educação e das bancadas do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Projeções do Ministério da Fazenda citadas pela ministra apontam que faculdades e centros universitários particulares e comunitários têm entre R$ 15 bilhões e R$ 17 bilhões em dívidas tributárias com o governo federal. Com a medida, essas instituições poderão abater até 90% dos seus débitos com a concessão de bolsas ao longo dos próximos 15 anos. Além disso, essas entidades terão um ano de carência sem pagamentos das dívidas com a União. "Vão ter um ano de moratória, sem pagar para colocar a casa em ordem", disse Ideli.
Ideli afirmou que se todas as instituições devedoras aderirem ao programa de troca de débitos, o governo espera a distribuição de 300 mil a 400 mil bolsas de estudo do ProUni. A assessoria da ministra informou que o projeto será incluído como emenda na Medida Provisória (MP) nº 559, a ser votada na próxima terça-feira na Câmara.

Fonte: Site do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário