quinta-feira, 14 de junho de 2012

Iphan Apresenta Dossiê de Candidatura do Rio a Patrimônio da Unesco

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou nesta terça-feira (12/6), pela primeira vez, a versão completa do dossiê da candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio Cultural da Humanidade, na categoria paisagem cultural urbana.
A candidatura será votada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em São Petersburgo, na Rússia, no período de 24 de junho a 6 de julho.
O dossiê foi apresentado durante mesa redonda, no Palácio Capanema. Este foi o primeiro evento da agenda do Iphan sobre o tema Patrimônio e Sustentabilidade para a Conferência Rio+ 20.
Coube à superintendente regional do Iphan, Cristina Lodi, a tarefa de detalhar o conteúdo do dossiê da candidatura do Rio. Ela destacou que a relação equilibrada entre homem e natureza deu à cidade um conjunto excepcional de áreas públicas de qualidade e esta interação determinou também a relação que a população tem com a cidade. O carioca faz do espaço público ponto de encontro e confraternização.
Lugares marcantes como o Parque Nacional da Tijuca, Parque do Flamengo, Jardim Botânico, Passeio Público, Pão de Açúcar, fortes históricos, a orla de Botafogo, Urca e Copacabana são elementos que estruturaram a paisagem cultural carioca.
De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, “ser considerada pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade é mais do que um título, é um desafio de gestão das políticas públicas”. Em sua opinião, “o Rio tem a melhor qualidade de construção do espaço público entre as cidades brasileiras, mas isto está se perdendo”.
O dossiê relaciona esses elementos à história da formação da cidade. Segundo Cristina Lodi, o documento é uma criação coletiva, que envolveu profissionais de diversas disciplinas e um olhar múltiplo sobre o Rio.

*Com informações do site do MinC
Fonte: Site Cultura e Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário