sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mauro Del Pino é Eleito o Novo Reitor da UFPel

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

 Chapa 4 dos professores Mauro de Pino e Carlos Mauch foi a vencedora
 
Foto: Infocenter DP - Rafael Takaki - Especial DP
A chapa 4 – Reconstrução do professor Mauro Augusto Burkert Del Pino foi a vencedora das eleições para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mauro é diretor da Faculdade de Educação da UFPel, graduado em Engenharia Civil pela UCPel e em Licenciatura Plena pela FaE/UFPel. Os outros nomes da chapa 4, são: Professor Carlos Rogério Mauch (Vice-Reitor), professora Denise Petrucci Gigante e professor Gilson Simões Porciúncula.
Agora, os nomes dos vencedores terão de passar pelo Conselho Universitário, formado por professores, servidores, alunos e representantes da sociedade, que encaminhará a nominata para ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC).

Eleições
Após vencerem o primeiro turno das eleições, Manoel Luiz Brenner de Moraes, da chapa 1, e Mauro Augusto Burkert Del Pino, da 4, disputaram o segundo turno com votações realizadas entre quarta e quinta-feira (21) desta semana. Foram 23 urnas e a apuração funcionou de forma semelhante ao primeiro turno, com mudança apenas no sistema de contagem de votos. A votação foi encerrada às 21h30min de quinta. Após o termino, as urnas foram levadas ao anfiteatro do Colégio Municipal Pelotense onde fiscais das chapas e membros da junta eleitoral começaram a apurar os votos.  
No total votaram 6.631 alunos, dos quais 4.517 votaram na capa 4 e 2.114 na 1. Entre docentes e técnicos administrativos foram 2.048 votos, assim divididos: Chapa 1 - 541 votos dos docentes e 559 de técnicos administrativos. Chapa 4 - 339 votos de docentes e 460 de técnicos administrativos. Os demais votos são brancos e nulos.
 
Proposta apresentada por Mauro Del Pino
O movimento Reconstrução tem seu programa de gestão com base em quatro princípios: compromisso social, qualidade acadêmica, desenvolvimento de pessoal e democracia e transparência. O compromisso social se expressa na estruturação da universidade visando cumprir com sua função de universidade pública, gratuita e de qualidade social. A qualidade acadêmica é conseqüência de seu compromisso social. A efetivação de políticas de assistência estudantil, garantindo o acesso e a permanência do estudante na universidade, é a possibilidade do ensino, da pesquisa e da extensão de qualidade.

Diário Popular – Por que a comunidade universitária deve votar na chapa 4?
Mauro – Para que a UFPel seja uma universidade democrática, de qualidade, capaz de incidir positivamente na sociedade, de forma que ela se desenvolva inclusivamente e de forma sustentável; para conslidar os cursos novos do Reuni, fazermos uma instituição soberana e construirmos um projeto pedagógico capaz de, através do diálogo e da participação, garantir a autonomia universitária e a função social de uma universidade pública.

DP – Qual será seu primeiro ato como reitor, se for eleito e empossado?
Mauro – Iniciar a Estatuinte Universitária e a criação dos projetos de desenvolvimento institucional, fazendo diganóstico dos cursos da UFPel e sua infraestrutura para construir planos de equalização e diretor sustentável, instituir o Conselho de Gestão Tripartite para criar a nova matriz orçamentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário