terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Atores da Casa do Artista Rio Grandense Encenam o Lado Romântico de Julio de Castilhos no Aniversário do Museu

A aparente sisudez do ex-presidente do estado, Júlio de Castilhos, escondia um lado romântico e poético. Esta faceta da personalidade do mito da história gaúcha foi encenada pelos atores que vivem na Casa do Artista Riograndense, no inicio da noite dessa segunda-feira (30) no pátio do Museu Júlio de Castilhos, que completa 109 anos.
Júlio de Castilhos era romântico e poético- Foto: Roberto Schmitt-Prym
A  homenagem emocionou o público presente no pátio do museu. Com direção de Marcelo Restori, os atores encenaram trechos das cartas escritas por Júlio de Castilhos para a sua amada, Honorina da Costa. Para solidificar a imagem de mito e heroi, muitas das biografias do ex-presidente excluíram seu lado mais humano refletido no romantismo. Júlio de Castilhos e Honrina trocaram cartas por três meses antes de casarem em 17 de maio de 1883.
Após a apresentação o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, recordou suas visitas desde criança ao museu e sua admiração pelas relíquias ali abrigadas. “O valor histórico já começa pelo prédio de 1890. Me impressionava o retrato a óleo do imperador, a sua majestade. E também as urnas indígenas e o setor da Revolução Farroupilha. Hoje vemos que o museu está precisando de uma atenção, decorrente de longo tempo sem investimento, sem conservação. Lembro o gostoso cheiro de cera dos assoalho, hoje carcomidos pelos cupins. Isso dói. Mas, eu prometo que vamos fazer alguma coisa por este museu. E já vislumbramos mudanças por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura. E este espetáculo que assistimos agora me deixou comovido. E ainda mais entusiasmado a fazer, também, alguma coisa pela Casa do Artista, eles merecem”.
Atores da Casa do Artista aplaudidos no jardim do Museu Júlio de Castilhos- Foto: Roberto Schimitt-Prym
“O museu Júlio de Castilhos é fundamental para a vida museológica do Rio Grande do Sul, não só por ser o primeiro, mas porque de algumas de suas coleções nascem equipamentos importantes que forjaram a identidade dos gaúchos. Como a sua coleção de botânica, de onde nasceu o museu da Fundação Zoobotânica, de sua coleção de arte que gerou o inicio do  acervo do Margs e  de seus arquivos o Arquivo Histórico do RS. Hoje trabalhamos com o conceito de cidadania cultural em nossas exposições, para que novos grupos se empoderem deste museu e se sintam parte dele e construam conosco esta nova etapa”, disse o diretor da instituição, Joel Santana.
O presidente da Casa do Artista Riograndense pediu a palavra para agradecer a oportunidade e lembrou que a entidade precisa da ajuda de todos. “Agradecemos a oportunidade de trazermos nossa arte aqui para representar a histórica. De certa forma invadimos este espaço com arte e esperamos fazer isso em outros lugares também”.
Atores da Casa do Artista Rio Grandense e fala do Diretor do Museu Julio de Castilhos Joel Santana - Foto: Roberto Schmitt-Prym

109 anos de história e memória
EM 30 de janeiro de 1903, o então Presidente do Estado, Antônio Augusto Borges de Medeiros criou a primeira instituição museológica do Rio Grande do Sul, o Museu do Estado. Seu acervo abrangia artefatos indígenas, peças históricas, obras de arte, coleções de zoologia, botânica e mineralogia. O novo nome surgiu 1907, como homenagem ao ex-presidente do Estado, Julio de Castilhos.
Em reconhecimento à sua importância, enquanto instituição museológica mais antiga do Rio Grande do Sul, o acervo do Museu foi inscrito no livro Tombo de Belas Artes da Subsecretária do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1937.

Texto: Asscom Sedac

domingo, 29 de janeiro de 2012

Casa do Artista Rio Grandense Comemora 109 Anos do Museu Julio de Castilhos com Performance Artística

Segunda-feira dia 30 os moradores da Casa do Artista Riograndense se apresentam no Museu Julio de Castilhos comemorando 109 anos do Museu... convido a todos para apreciar o espaço e a apresentação dos moradores...
O museu é a antiga casa do Ex Governador Julio Prates de Castilhos
Presidente da República Rio-grandense em 1891 e faleceu em 24 de outubro de 1903, aos 43 anos nesta casa agora Museu, onde residia com a família vítima de uma operação mal sucedida.
Júlio de Castilhos morreu prematuramente em 1903, vítima de câncer na garganta. A última casa em que viveu foi adquirida pelo governo do Estado em 1905 e ainda neste ano ali instalou o Museu Júlio de Castilhos, no centro de Porto Alegre. O político foi também homenageado na capital gaúcha com a construção de um grande monumento na Praça da Matriz.
Inspirava-se muito fortemente no positivismo do filósofo francês Auguste Comte

Monumento a Júlio de Castilhos - História
A sua construção foi decidida logo após a morte de Júlio de Castilhos, ocorrida em 24 de outubro de 1903, sendo o projeto de autoria do pintor e escultor Décio Villares. Contudo, sua realização sofreu vários atrasos e o projeto inicial passou por várias alterações. Os trabalhos finalmente iniciaram em 27 de julho de 1910, com o nivelamento do terreno e o lançamento dos seus alicerces sob a supervisão de Affonso Hebert, ficando a parte da cantaria a cargo de Jacob Aloys Friedrichs. As obras encontraram dificuldades diversas e, em certa altura, seus andaimes desabaram, destruindo o que já existia e obrigando ao recomeço de toda a empreitada.
Por fim, o monumento pôde ser inaugurado em 25 de janeiro de 1913, e na ocasião o governo estadual distribuiu um panfleto esclarecendo a complexa simbologia representada. Pretendia-se ilustrar idealizadamente três momentos da vida do homenageado: a fase da propaganda republicana, a fase da organização do governo positivista no Estado e a fase posterior à sua retirada do governo.

Descrição e Interpretação
As alegorias foram escolhidas por Villares de modo a caracterizar a ação típica de cada uma das três fases e o seu grau de importância, com realce para fase da organização política, da qual resultou a Constituição de 1891. A primazia deveria caber à República, como o espelho dos ideais que definem a política moderna: liberdade, paz e fraternidade. O entusiasmado apoio popular à causa republicana não poderia faltar, e também era preciso manter viva a memória dos antecedentes políticos resumidos em Tiradentes e José Bonifácio através das frases Libertas quae sera tamem, e A sã política é filha da moral e da razão. Além da estatuária existem inscritas datas alusivas à proclamação da República, fator fundamental na emancipação política do Rio Grande, e à Revolução Francesa, inspiradora de todo um impulso civilizatório de alcance global

O QUE: Apresentação dos Moradores da Casa do Artista no Museu Julio de Castilhos
QUANDO: dia 30 segunda as 19 horas
ONDE: No Museu Julio de Castilhos - Rua Duque de Caxias, 1231 – Centro de Porto Alegre, RS
ENTRADA: Franca (ou leve um presente para Casa do Artista)

Uma Ausência...

Nunca imaginei que sentiria tanto a tua falta, quando partiste em viagem de passeio, de forma abrupta meu peito recusou não te ter por perto e começou a me machucar, primeiro se deixou invadir de uma saudade incontida onde ainda clama o teu retorno, depois a angústia que acelerou o coração me deixando de mal estar, depois veio a insônia que me tirou o sono e a minha estabilidade, por último um sentimento de abandono, de perca de motivação de fazer sem ter você por perto.
Alguns amigos, foram bons e leais, e me distraiam nesse meio tempo, mas esses sentimentos me perturbaram muito, e eu me perguntava sempre, e o que vem depois?
Bom ao certo não sei bem as respostas, mas o que eu acho que vem depois, é essa certeza de te querer sempre por perto e a todo instante, de partilhar cada momento ao teu lado, de descobri que você já é parte de mim, da minha vida, da escolha de termos um futuro juntos, e de procurarmos criar as condições de desafiar a vida, em troca de amor.
Das maiores certezas que tua ausência nesses dias me trouxe, é apenas a constatação da qual já sabes a muito tempo... Te amo!

Espaço História, Memória e Verdade do Mercosul Lançado no Memorial do RS

A Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário e o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil assinaram o protocolo de intenção para criação do Espaço História, Memória e Verdade do Mercosul. O evento ocorreu na noite desse sábado (28), no Memorial do RS, dentro da programação do Fórum Social Temático e contou com a presença do Secretário de Direitos Humanos da Argentina, Eduardo Luis Dahalde, o Secretário-Executivo do Arquivo Nacional da Memória Histórica da Argentina, Carlos Lafforgue, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, Lilian Celiberti, ativista uruguaia, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e  Frei Leonardo Boff.
O secretário Assis Brasil, que representou o governador Tarso Genro, lembrou a prisão de um amigo no período da ditadura. “A memória pode ser nosso cárcere, mas também pode ser nossa libertação. E só trazendo a memória é que nós vamos entender o que nos acontece hoje”, lembrou. “O povo brasileiro tem uma espécie de horror ao drama. Talvez isso nos tenha causado mais dificuldades e mais problemas do que nos tenha feito bem. Possivelmente esse horror ao drama que fez com que uma geração inteira resolvesse esquecer o que aconteceu durante a ditadura militar. Nós temos que voltar atrás sim, para entender o presente e projetar o futuro”.
Maria do Rosário  ressaltou os avanços do Brasil e da América Latina na questão dos direitos humanos: “Quero agradecer o trabalho conjunto que o governo da presidenta Dilma com o governo da presidenta Cristina Kirchner tem desenvolvido pelos direitos humanos, pela integração entre os nossos povos, tanto no âmbito da memória, verdade e justiça, quanto na transformação da agenda do Mercosul cada vez mais em uma agenda social e de direitos humanos”.
Para Adão Villaverde, estabelecer a verdade acerca do período ditatorial e tentar reparar as injustiças feitas buscando que as mesmas não se repitam é de extrema importância. Também salientou a importância do espaço para as gerações que não tiveram contato direto com a ditadura: “É fundamental resgatarmos a memória para a nossa juventude, para aqueles que não conviveram naquele período”.
“A cidade de Porto Alegre está completamente engajada nesse resgate da memória. Até hoje temos companheiros desaparecidos. Até hoje, pais choram pelo sumiço de seus filhos. E por isso é importante que nós resgatemos essa memória, busquemos a verdade”, falou o prefeito de Porto Alegre , José Fortunatti, destacando que a ditadura merece repulsa por todos.

Carlos Lafforgue colocou o acervo de seu arquivo à disposição para a comunidade do Mercosul, ressaltando que já digitalizaram mais de 4,8 milhões de cópias de trabalhos. Eduardo Duhalde falou sobre a construção democrática: “Não é possível construir uma democracia forte com base na impunidade e na mentira”.
Leonardo Boff deu seu depoimento sobre a época da ditadura, falando, entre outras coisas, sobre seu livro: “Eu havia escrito um livro proibido, não pelo Vaticano, mas sim pela polícia. Que a nossa democracia ganhe um rosto humano”. Lilian Celiberti falou sobre o fato de a tortura atacar a dignidade humana e tratou da memória como uma construção coletiva a partir de memórias individuais. “Não queremos vingança, queremos a verdade, para reparar essas vítimas. A ditadura atacou não somente militantes políticos, atacou todo um povo”, concluiu.
Os participantes do encontro visitaram também a exposição sobre o tema que se encontra no  espaço do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

Texto: Asscom Sedac

sábado, 28 de janeiro de 2012

Começa o Carnaval 2012 em São Lourenço do Sul

Os foliões que se preparem porque neste sábado (28), às 21h, São Lourenço do Sul dará a largada para o Carnaval 2012, com a promessa de ser uma das festas mais movimentadas do Litoral Sul e da região da Costa Doce, entre os dias 18 de 21 de fevereiro. 
Foto Legenda: Atual corte do Carnaval de São Lourenço do Sul composta por: (E/D) Jéssica Ribeiro Oliveira (Segunda Princesa), Cristiano Coimbra (Rei Momo), Thaís Aquino dos Santos (Rainha) e Taila Correa (Primeira Princesa).
O evento de abertura será o concurso Escolha da Corte do Carnaval, que será realizado no Largo Laura Abreu. As inscrições podem ser realizadas no Departamento de Eventos, junto à Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio (Rua Senador Pinheiro Machado, nº 169, telefone 53-3251-9599 ou 3251-9500), até o dia 27/1/12. Cada um dos quatro vencedores a serem eleitos para integrar a corte (Rei Momo, Rainha, 1ª e 2ª princesas), receberá como prêmio um salário mínimo (R$ 622,00). O secretário do Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro afirma que a Programação de Verão 2012 – São Lourenço é bom demais, a ser desenvolvida até o mês de março, traz um impulso significativo à economia do município, com a geração de emprego, renda e oportunidades, movimentando toda a rede turística, em especial comércio, hotéis e pousadas.
Segundo ele, a cidade deverá receber em torno de 20 mil turistas nos quatro dias de folia, aumentando em 74% o índice de visitantes no Município. “Um fator relevante é que São Lourenço é o único município da Zona Sul que realiza o evento ao ar livre”, disse. “Desde 2006, ano em que foram implementadas novas regras para o evento, que ganhou um regulamento e premiações para a corte eleita, o Carnaval é realizado sem cobrança de ingresso”. 
Para a edição deste ano, em torno de sete mil pessoas estão mobilizadas, entre escolas de samba, entidades carnavalescas, o Movimento Negro e os clubes sociais. Para assegurar que tudo correrá bem, a segurança dos foliões, a Secretaria contrata serviço de segurança particular, além da Brigada Militar e agentes da Polícia Civil a paisana. 
CORTE - Para participar da escolha da Rainha do Carnaval, cada entidade poderá inscrever, no máximo, duas candidatas que deverão ter entre 16 a 30 anos. Para realizar a inscrição a candidata deverá levar Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência no município de São Lourenço do Sul, foto atual de corpo inteiro; ofício de apresentação da entidade que representará. Caso a candidata tenha menos de 18 anos, deverá apresentar autorização por escrito, assinada pelo responsável legal. 
Neste ano, além da escolha da Rainha e Princesas do carnaval Lourenciano, será escolhido também o novo Rei Momo. O candidato deverá apresentar documentos originais de Identidade e CPF, residir em São Lourenço do Sul, possuir no mínimo 21 anos e no máximo 50 anos. Se tiver mais de 40 anos, deverá apresentar atestado de saúde de data recente, comprovando estar em condições de cumprir as exigências da representação e/ou encargos do personagem e no ato da inscrição. Também deverá assinar declaração de que reconhece as normas do presente regulamento, obrigando-se a respeitá-las integralmente se for eleito.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Museu Julio de Castilhos Capacita Agentes de Turismo

Visando qualificar as suas formas de abordagem e comunicação e integrar uma relação com os agentes de turismo, um dos responsáveis pela indução de fluxo turístico no Museu Julio de Castilhos, a instituição elaborou uma formação específica para estes, apresentando conceitos, procedimentos e formas que mostram a sua abordagem com a sociedade hoje.
Com a participação da Assessora Especial de Planejamento da SETUR, Némora Mencke, foi abordado o tema do reconhecimento do equipamento turístico como espaço de história e da memória, e como a hospitalidade pode ser extremamente importante para que o visitante determine a voltar a mesma instituição.
Já o Diretor do Museu, Joel Santana, abordou a complexidade da atuação do museu na sociedade, como ocorre os processos de empoderamento da memória e do esquecimento, que o museu não é um apêndice da escola, mas uma instituição de tradição e contradição, espaço este provocativo de reflexões.

O Historiador Gabriel Costa, apresentou o histórico da instituição, a figura de Julio de Castilhos enquanto patriarca desta casa museológica, as diversas possibilidade que o museu exerce com a ação educativa, a complexidade de um acervo numeroso e diverso, seus trabalhos afins, suas manutenções e a organização destes, a relação da memória e do esquecimento enquanto fonte de vida e de morte e a importância do visitante para o museu.
Após todos receberam uma visita mediada por Jonas Crestani, estagiário de história do museu, que percorreu as salas trazendo as concepções de montagem e uma nova releitura sobre as possibilidades de apresentar a exposição. Ao todo aproximadamente 35 agentes participaram do evento, durante os dias 26 e 27 de janeiro, no auditório do MJC.

Seminário Cultura e Sustentabilidade – Rumo à RIO+20

Neste domingo, 29 de janeiro acontece o Seminário ‘Cultura e Sustentabilidade – Rumo à Rio+20, promovido pelo Ministério da Cultura, dentro da programação do Fórum Social Temático (FST) 2012, em Porto Alegre. A atividade inicia às 9h e 30min e o término está previsto para as 19h, no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas 736, 2º andar.

Programação:

09:30 -  10:30 - Mesa de Abertura: “Cultura: pilar estratégico da sustentabilidade

Vitor Ortiz- Secretário Executivo do Ministério da Cultura
Luiz Philippe Torelly - Assessor Especial da Presidência do IPHAN
Jéferson Assumção - Secretário Adjunto de Estado da Cultura do RS
Jordi Marti - Vereador e Delegado de Cultura da Câmara Municipal de Barcelona/Espanha

11:00 -  13:00 - Debate: “O pontenSocial da Cultura”

Alfredo Wagner – Mestre e Doutor em Antropologia Social, Pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre a dinâmica social na Amazônia/AM
Eliana Bogéa - Coordenadora de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua/Pará
Sarela Paz - Socióloga, Mestre e Doutora em Antropologia Social, Professora Universitária - Bolívia

13:00 - 14:30 - Intervalo para almoço

14:30 - 16:30 - Debate: “A dimensão econômica do desenvolvimento cultural”

Cláudia Leitão - Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura
Lala Deheinzelin - Especialista em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, criou e coordena o movimento internacional Crie Futuros – São Paulo/SP 
Leandro Valiati - Economista, Mestre em Urbanismo com ênfase em Economia do Desenvolvimento – Porto Alegre/RS

16:30 - 17:00 – Intervalo

17:00 - 19:00 - Debate: “Diversidade e Sustentabilidade”

Sérgio Mamberti - Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura
Jussara Cony - Secretária de Estado do Meio Ambiente do RS
Justo Werlang - Mestre em Administração e Membro do Conselho da Fundação Gaia – Porto Alegre/RS

Fonte: Regional Sul do Ministério da Cultura

FST: Gilberto Gil Com a Palavra e Com a Música

Foto: G1
É completamente inexplicável, achar palavras para descrever a participação de Gilberto Gil, nosso ex-Ministro da Cultura, no Fórum Social Temático em Porto Alegre, tamanha é a sua referência para todos, como ele a frente do ministério definiu bem a cultura como "abrangente", e sua participação não podia ser menor que esta palavra...
Gilberto Gil participou do Conexões Globais na CCMQ debatendo o tema "Da Primavera Árabe a Internet na Construção da Democracia 2.0" e mostrando a cultura como forma de empoderamento dos indignados, e como ela reflete nessa construção. Verdadeiramente, uma aula que ainda esbanjou simplicidade e simpatia como sempre o fez...
Foto: Aldeia Gaulesca
E no show em Canoas, Gil causou, levou uma multidão a uma imaginação musical, com o seu talento peculiar e domínio de palco, o público cantarolava suas canções, vibrava com as danças do músico baiano, silenciava para escutar o mestre quando ele falava, um de nossos Griôs da música brasileira, ao mesmo tempo jovial e antenado na construção colaborativa de cultura e cidadania, fez reggae, fez rock, fez forró e principalmente fez o público levitar com suas canções...
O que mais dizer de Gil, simplesmente a cara deste Fórum Social Temático...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

109 Anos de História

30 de janeiro de 1903, o então Presidente do Estado, Antônio Augusto Borges de Medeiros criou a primeira instituição museológica do Rio Grande do Sul, o Museu do Estado. Seu acervo abrangia artefatos indígenas, peças históricas, obras de arte, coleções de zoologia, botânica e mineralogia. Em 1907, em homenagem ao ex-presidente do Estado, Julio de Castilhos, falecido em 1903, a instituição ganhou novo nome.
O Museu Julio de Castilhos comemora os seus 109 anos de criação na próxima segunda-feira (30), às 18h30min, em sua sede (Rua Duque de Caxias, 1205 – Centro Histórico). Uma especial representação histórica foi montada pelos moradores da Casa do Artista Riograndense para celebrar tão importante data, o aniversário de fundação deste museu que é o precursor em abrigar a história de nosso povo e nossas culturas.

A apresentação é baseada em trechos das cartas escritas por Julio de Castilhos para a sua amada, Honorina da Costa. Buscando solidificar a imagem de mito e heroi, muitas das biografias do ex-presidente excluíam de suas páginas o seu lado romântico e poético. Utilizando-se de fragmentos retirados dos originais, a proposta e expor um grande homem que ultrapassa a barreira do mito, transformando-se em humano, afetuoso e preocupado com sua amada.
Leitor ávido e seguidor da filosofia positivista, Castilhos expressava em suas correspondências o interesse pelos estudos de Honorina. Indicava leituras para ela, inclusive deixando clara a ordem na qual deveria ler. Sempre elogiando sua encantadora voz, também a incentivava a fazer aulas de canto e pintura, para aflorar seu lado criativo. Para ele, uma esposa deveria estar em mesmo grau de conhecimento do marido, podendo apoiá-lo e orientá-lo. Utilizando-se da doutrina comteana, a mulher não é somente objeto de um discurso, mas sujeito de um produto. No entanto, mesmo dizendo que a mulher tem proeminência social, a doutrina defende que é no lar que ela a exercerá.

Após concluir seus estudos na Academia de São Paulo, em 1881, Castilhos voltou para o Rio Grande do Sul, rompendo um longo relacionamento com a irmã de seu amigo João Daudt Filho. Após o rompimento, Castilhos passou a se relacionar com Honorina da Costa, jovem da cidade de Pelotas. Eles se casaram em 17 de maio de 1883, trocando muitas correspondências nos três meses que antecederam a data.
Enquanto Castilhos se mostrava uma pessoa contida e concisa nos seus discursos, muito em decorrência de seus problemas de gagueira, suas primeiras cartas para Honorina continham, inclusive, versos poéticos que expressavam a dor da solidão.
Julio de Castilhos morreu prematuramente em 24 de outubro de 1903, em decorrência de uma cirurgia na garganta.

Texto: Asscom Sedac

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Inicia-se o Fórum Social Temático - POA Capital da Esperança

Fórum Social Temático inicia com muito calor e chuva


Sob o calor de quase quarenta graus, centenas de pessoas esperavam no início da tarde dessa terça-feira (24) pela marcha oficial de abertura do Fórum Social Temático 2012. Representantes de diversas organizações e países entoavam canções de luta pelos seus direitos.  A profusão de cultura se fez presente, com espaço para as mais diversas manifestações em um ato de respeito e igualdade.
Entre acalorados discursos e ao som de MPB, as pessoas exaltaram o caráter global do evento, transformando a capital do Estado no epicentro cultural e de debates do mundo. Desde crianças pequenas até idosos acompanharam a passeata, que saiu por volta das 16h30min do Largo Glênio Peres. Vários representantes do Estado acompanharam o ato, entre eles o governador Tarso Genro e o secretario da Cultura Assis Brasil.

Próximo às 18h, caiu um temporal, não desanimando os representes que seguiram para o Anfiteatro Pôr-do-Sol. A programação continua nesta noite com apresentações musicais do grupo argentino Actitud Maria Marta; o coordenador cultural da Cufa e fundador do grupo Attack Frontal, Hantaru; e o grupo Tribo de Jah.
Durante os próximos dias, a região metropolitana de Porto Alegre é palco de um dos eventos de maior reconhecimento mundial. Oficinas, palestras, debates e shows serão desenvolvidos. O destaque vai para o Conexões Globais 2.0 (http://conexoesglobais.com.br/), na Casa de Cultura Mario Quintana, e o FicLivre (http://ficlivre.tumblr.com/). A programação se estende até o domingo (29).

Fonte: Asscom Sedac

Novas Gestões da JPT Nacional e JPT-RS Tomam Posse no FST

As novas executivas da Juventude do PT nacional e da JPT gaúcha tomam posse hoje (25), às 15h, na tenda da JPT, localizada no Acampamento de Juventude do Fórum Social Temático, em Porto Alegre.
Novas gestões da JPT Nacional e JPT-RS tomam posse amanhã

A nova secretária da JPT-RS, Iris Carvalho, que é militante da DS, foi eleita no final de outubro do ano passado, no primeiro turno do congresso de juventude do PT gaúcho. No discurso que fez após sua vitória, ela apontou as principais lutas de sua gestão, que vai até 2014. Entre as primeiras ações estão pelo menos duas grandes campanhas públicas: Uma contra o extermínio da juventude e a outra pela defesa do papel da UERGS como a grande organizadora de uma educação de caráter popular e universal para o Estado.

Já com relação ao governo Tarso Genro, Iris apontou quatro eixos principais para o incremento das políticas públicas de Juventude: A criação da Secretaria Estadual de Juventude, aumentando o alcance e o orçamento da atual Coordenação de Juventude; a implementação do “Bolsa Juventude”, ajuda de custo para que o jovem possa se dedicar ao estudo ao invés de trabalhar; a construção de um centro de Referência da Juventude e a potencialização do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) no Rio Grande do Sul.

Posse JPT nacional

No mesmo evento acontecerá a posse da nova Executiva Nacional da JPT, que terá como secretário Jefferson Lima, da CNB. Junto com a posse, a nova Executiva se reúne para convocar o Conselho Político da Juventude do PT, que congrega os secretários estaduais e toda a Direção Nacional. O Presidente do PT, Rui Falcão, confirmou sua presença no evento.
Os representantes da DS na Executiva serão a companheira Joanna Paroli, nossa candidata no último congresso de juventude, que ocupará a Secretaria Adjunta da entidade e o companheiro Gabriel Magno, que será o Secretário Nacional de Formação Política da JPT.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Conexões Globais 2.0

O secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção apresentou o vídeo de divulgação e a programação do evento, que podem ser acessados no site http://conexoesglobais.com.br. “ Um dos motivos fundamentais desse evento é que estamos trabalhando dentro do governo,  a cultura, a comunicação, o Gabinete Digital de maneira articulada e transversal, em conjunto com a sociedade de maneira a gerar um ambiente de debates e de conexões com diversas ações importantes ocorridas em 2011. Fundamentalmente estamos trabalhando com um conceito de Cultura Digital e Democracia Real. No qual a capacidade da cultura digital é de gerar impactos na democracia”.
Para o ativista da cultura digital e do software livre, Marcelo Branco, a ideia central do Conexões Globais 2.0 é “conectar a história do Fórum Social Mundial a essas novas vozes que protagonizam a revolução 2.0″ – uma referência aos jovens da chamada geração Y, que vêm utilizando a plataforma da internet para levar a população às ruas em diversos protestos pelo mundo todo. Para Branco, esses jovens querem mais e por isso “questionam qualquer tipo de mediação entre eles, a informação e a cultura”.
A programação inclui diálogos e webconferências com ativistas que participaram de mobilizações em outras partes do mundo. Os temas incluem mídias sociais, sustentabilidade, direitos na internet e democracia 2.0. Também serão realizadas oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso das novas tecnologias. Outro destaque do Conexões Globais 2.0 são as desconferências – atividades autogestionadas, organizadas pelos próprios participantes.

SERVIÇO
O que: Conexões Globais 2.0
Quando: 25 a 28 de janeiro
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana, Andradas 736, Porto Alegre (RS)
HashTag: #conexoesglobais
Twitter: @conexoesglobais
Facebook: Conexões Globais
Site http://conexoesglobais.com.br
e-mail
: conexoesglobais@gmail.com

Texto: Carla Kunze/ Asscom Sedac
Edição: Asscom Sedac

109 Anos do Museu Julio de Castilhos

Se Beber, Não Durma! Desligue a Globo no dia 25 de janeiro

Esse bem poderia ser a capa de um fim trágico da emissora de televisão com um pitada de bom humor, mas a verdade é bem essa, se beber não durma, mas como não dormir, estando confinado por dias em uma "suposta casa" sem privacidade alguma, com um monte de pessoas com "segundas intenções"? Não há como dormir mesmo, e o único momento de relaxar é as festas, e a emissora de televisão tentando ampliar seus lucros em audiências, joga uma porção de bebidas alcoólicas, estimulando todos a beberem e ai já viu no que deu né.
Baixaria, besteira pra todo o Brasil, esse infelizmente é um dos líderes de audiência da televisão aberta brasileira... 
Dia 25 de janeiro, não assista a Globo vamos dar uma resposta, a esta emissora que ofende nossa inteligência com esses programas de baixo nível.

sábado, 21 de janeiro de 2012

A Fórmula da Segundona do Gaúchão 2012

A fórmula de disputa da Série B do Campeonato Gaúcho 2012, ou Divisão de Acesso, está definida. Serão 2 grupos com 10 equipes. Classificam-se cinco equipe de cada chave, e as três últimas serão rebaixadas.
Sendo assim, os dois grupos da Divisão de Acesso 2012 deverão ser estes:
Grupo 1
Brasil-PEL 
Guarani-VA 
Riopardense 
São Paulo-RG
Inter-SM 
Guarany-Cam 
Rio Grande 
Riograndense
14 de julho
Farroupilha

Grupo 2
Santo Ângelo
Sapucaiense 
Brasil-FA 
Esportivo
Panambi 
Passo Fundo
Porto Alegre
Glória 
União Frederiquense 
Juventus

Fonte: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

Planejamento da REM/RS

A Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul, teve no Museu do Inter, sua primeira reunião de trabalho da grupo gestor em 2012, ao qual se projetou sua organização, comunicação, plano de metas e calendários para o ano. 
Foto: Museu do Inter
A estruturação da REM/RS pretende continuar atuando intercalando reuniões entre região metropolitana e interior do estado, visando atingir aos poucos as sete regiões museológicas do Sistema Estadual de Museus do RS.
Após a reunião, a equipe da REM/RS recebeu uma visita mediada pela equipe do Museu do Inter, que foi bastante apreciada por todos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Petição Pública Pelo Fim da Exibição do Big Brother Brasil

Escandalizada com as práticas realizadas neste "reality show", a sociedade está se organizando e cobrando dos poderes públicos constituídos, uma forma de tirar do ar a exibição desse programa.
Você também pode participar, assine a petição pública: “PELO FIM DA EXIBIÇÃO DO BIG BROTHER BRASIL - BBB 2012- REDE GLOBO
Já está na hora do Governo Federal criar mecanismos sociais para regular o conteúdo da TV que é uma concessão pública.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FiCLivre? no FSM Temático 2012


Atualmente é impossível discutir cultura sem observar e compreender as novas tecnologias de informação e comunicação e redes sociais digitais, que estão propiciando a circulação de bens culturais. Essa nova dimensão de acesso à cultura, articulada a aparatos técnicos, tecnológicos e humanos têm ampliado a potência de ação de criadores e produtores de forma direta. Com a internet garantiram-se as condições de expressão e de associação em rede.
A cultura hoje é vista pela sua tridimensionalidade. Seu aspecto econômico, simbólico e social. Por esta ótica percebemos que é preciso procurar formas de equilibrar a garantia dos direitos de autor com os direitos de acesso à cultura. A cultura cada vez mais tem sido vista como geradora de cidadania e como ferramenta de inclusão social através da ampliação de repertórios por meio de acesso a bens culturais. Cultura é direito. Está arrolada como um dos chamados direitos humanos de terceira dimensão complementando o conjunto de direitos humanos e inclusive qualificando-os. É de suma importância o direito à segurança, à educação, à saúde e ao trabalho, mas sem a cultura a própria idéia de direitos humanos não se completa em sua plena extensão.
O Festival Internacional de Cultura Livre (FIC Livre) será um espaço de debate sobre a dimensão do acesso e, por sua vez, de direito de fruição bem como de expressão simbólica. É evidente que a cultura amplia os horizontes, qualifica nossa relação com o mundo, amplia nossa capacidade crítica e é fundamental para uma idéia de cidadania no século XXI. Em nosso tempo a cidadania não pode prescindir de uma dimensão cultural, e nem permitir que o acesso a esta dimensão seja cerceado por práticas excludentes, sejam estas originadas na indústria, no sistema legal ou em qualquer setor da sociedade.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura do RS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bah! Baita Beiteira

Chocado! Esta é a exclamação perfeita para definir boa parte da televisão brasileira, com alguns programas de uma insignificância que beiram ao abismo do ridículo, sendo pejorativos, preconceituosos, difamatórios e ultrajantes, trazendo a sociedade uma proposta de alienação e manipulação, desrespeitando os direitos humanos de indivíduos e sociedades.
E para quem acha que estou exagerando, basta ver os programas policialescos, onde o apresentador se coloca na condição de juiz, execra o suspeito, antes mesmo de ele prestar esclarecimento a autoridade policial, e ainda mais tenta simplificar os procedimentos técnicos de uma área complexa como a segurança pública, em meros "sopapos e bolachões" como medida cautelar da violência, ora se combate violência com mais violência, em suas teorias. Faça-me o favor...
Mas também já descobri de onde vem essa teoria, dos chamados "ultimating Fighting", onde dar socos e pontapés virou febre nacional, e inclusive esporte, e como meu amigo João bem definiu hoje, no Brasil não pode rinha de galos e outros animais, mas nós os bípedes superiores, esse sim pode ter rinha. E bota rinha nisso, não importa se o adversário quebrar o braço, ou ficar desacordado no ringue, alias tudo é um esporte, não é?
E temos os famosos "reality shows" que instigam a baixaria, a fofoca, a vulgaridade de alguns participantes, a intriga e mostram a beleza humana em sua essência, caráter então nem se fala né. E agora por cima, tem crime acontecendo também, e não é pouca coisa, trata-se de "estrupo de vulnerável" quando alguém não consente que aconteça o ato sexual, e o pior a emissora tentou abafar a questão, editando cenas, mudando o sentido do acontecido, e principalmente interrogando a participante, entendo-se como a lei maior, enfim ela foi conivente e isso cabe algumas reflexões que coloco a seguir:

1 - A que nível chegamos, e ao que temos que assistir na televisão, tá na hora de fazer uma campanha de tirar alguns programas do ar, urgentemente.
 
2 - Se uma TV é uma concessão pública, e se o estupro é um crime, se a TV é conivente com o crime, então ela é cúmplice do crime do crime, não?

3 - Este último caso, só prova que está na hora do Brasil implantar o Conselho de Comunicação para regularizar esta concessão pública que é a TV.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Museu Estadual do Carvão Inaugura Telecentro e Primeira Fase de Restauração

A Secretaria de Estado da Cultura realiza o lançamento do projeto de Revitalização do Museu do Carvão na próxima terça-feira (17), às 10h, na sede do Museu, no município de Arroio dos Ratos. Será entrega a primeira fase da obra, viabilizada pelo termo de compromisso assinado em parceria com a empresa mineradora Copelmi, com o apoio do IPHAN e IPHAE, em setembro de 2011.
A Casa Branca, primeiro edifício restaurado, contará com o Arquivo Histórico da Mineração, Telecentro e Praça Digital. O Arquivo Histórico da Mineração possui toda a documentação doada ao Museu pela Copelmi (através do projeto Uma luz no fim do túnel) e o acervo documental do próprio museu, constituindo este que será o maior acervo da História da Mineração do país.
Em parceria com a CRM e a Procergs, o Museu também terá acesso público à internet com a implantação de um Telecentro com seis terminais. A CRM viabilizou a reforma do espaço físico, o mobiliário e disponibilizou dois estagiários. Além dos equipamentos, a Procergs instalou a Praça Digital, possibilitando o acesso sem fio na área externa do Museu.

Texto: Asscom Sedac

Início da Construção da Unidade Básica de Saúde da Boa Vista em São Lourenço do Sul

A Administração Municipal de São Lourenço do Sul concedeu a ordem de serviço, autorizando a empresa CENTEC Comércio e Construções Ltda. a executar os serviços de construção da Unidade Básica de Saúde da Boa Vista
O ato que autorizou a obra aconteceu na noite de quarta-feira, dia 11 de janeiro de 2012, no Auditório da Cresol.  
O investimento no empreendimento que trabalhará com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) será de R$ 275.000,00. Uma demanda do Orçamento Participativo (OP), conquistada pela Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, através do Ministério da Saúde. 
A partir da próxima semana as secretarias de Desenvolvimento Rural (SMDR) e Obras e Urbanismo (SMOU) estarão fazendo a preparação do terreno e a terraplanagem, posteriormente em fevereiro a CENTEC Comércio e Construções Ltda. dará inicio as obras.
A unidade básica será construída onde hoje localiza-se o antigo prédio da Brigada Militar da Boa Vista.

Fonte da notícia e da foto: site da Prefeitura de São Lourenço do Sul

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

10a. Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse ano, a sua 10ª edição ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.
Museus e entidades culturais interessados em participar da 10ª Semana de Museus devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 14 e 20 de maio de 2012, convidando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. A realização das ações e atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana e produzir e distribuir o Guia da Programação.
As inscrições começam dia 19 de dezembro e encerram dia 31 de janeiro de 2012. Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. Depois, a inscrição das ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de uma ou mais atividades.
A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar email para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 2024-4122 ou 2024-4135. Em breve, será divulgado aqui o texto do Ibram sobre o tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.
 
Fonte: IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

Contra os Contratempos

Sabe aquela felicidade que te rouba o peito sobre assalto e te leva a sensações indescritíveis, é assim que me sinto com a minha dama de vermelho, que agora se transforma em céu, e me leva a recostar sobre o seu peito, e descobrir que o paraíso verdadeiramente existe, e é bem simples, humanamente possível, e docemente real, como um sonho.
Mas por vezes, a felicidade, incomoda, e alguns terceiros tentam achar formas de nublar meu céu, isso ocorreu bem na virada de ano, uma sensação estranha atravessou meu peito, mas quando a tempestade passou, e o céu voltou a se abrir, vi o sol de novo, resplandecendo a doce imagem do meu céu.
Desde lá, tanto a mim, quanto ao meu céu, decidimos enfrentar os contratempos, e nos colocarmos contra qualquer forma de oposição que venha nos separar, e mesmo que volte aparecer algum filósofo que diga que "há mais mistério entre o céu e a terra, do que nossa vã filosofia",  eu acredito em alguém que também disse "que tudo que for ligado na terra, também será ligado no céu", e eu prefiro acreditar nesta última, e nunca me desligar do meu céu.
Para tanto, já comecei a comprar as peças para construir o meu foguete, e ir de vez morar no céu, porque é la junto das estrela ao anoitecer, e do sol ao amanhecer, que mora o meu amor...

Morre o Fundador do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo


O fundador e ex-diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Telmo Lauro Müller morreu na manhã dessa segunda-feira (9), em São Leopoldo. Aos 85 anos, o escritor, historiador, professor e museólogo era uma das principais referências da história da colonização alemã no sul do Brasil. Nascido em 17 de setembro de 1926, o professor Telmo, como era conhecido, estava internado desde o dia 2 de janeiro no Hospital Centenário, devido a complicações causadas pelo Mal de Alzheimer. A Prefeitura de São Leopoldo decretou luto oficial de três dias.
Telmo idealizou e fundou o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo em 20 de setembro de 1959, junto com o historiador e amigo Germano Moehlecke. Foi diretor da instituição por 48 anos e atualmente ocupava o cargo de diretor de honra. Recebeu diversas condecorações pelos serviços prestados à cultura, educação e história, entre elas a Medalha Negrinho do Pastoreio, em 1996, principal honraria concedida pelo governo gaúcho.
Na sua vida acadêmica, formou-se em Filosofia, Ciências e Letras pela Ufrgs, em 1951, e foi licenciado como museólogo e historiógrafo. Foi professor em muitas instituições, entre elas o Colégio Sinodal e Instituto Rio Branco.

Sobre o Museu
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo foi fundado para salvar do esquecimento elementos que se refiram à história da imigração e colonização alemã. São retratadas as contribuições germânicas na cultura, arquitetura, política e nas diversas áreas que compõem o cenário em que hoje vivemos.

Fonte: Asscom SEDAC

Leituras de Verão

Período: 04/02 à 03/03/2012
O GT de Estudos Medievais/ANPUHRS e o Museu Julio de Castilhos convidam a todos os interessados a participar do programa "Leituras de Verão", no qual a obra Guilherme Marechal, de Georges Duby, será analisada pelo conjunto de participantes. Serão cinco encontros, com entrada franca.

Dias 04, 11, 18, 25 de fevereiro e 03 de março de 2012.

Inscrições e infomações:
gtestudosmedievais@gmail.com, a partir do dia 19/01 ou
(51) 3227-8630, a partir do dia 23/01.
Local dos encontros: Auditório do Museu Julio de Castilhos, na Rua Duque de Caxias, 1231, Porto Alegre.

Serão concedidos certificados mediante presença de 75%.

Os Atletas da SEDAC

Alguns integrantes da Secretaria de Estado da Cultura, se desafiaram a praticar um futebolzinho amistoso, de um lado do campo estava o Secretário Adjunto Jéferson Assumção, e do outro André Kryszczun, Chefe de Gabinete da SEDAC, e entre os quais eu me somei neste esforço de lazer.
E para a nossa surpresa coletiva, foram estes dois integrantes que se destacaram no futebol, Jéferson que como um garçom que possibilitava várias assistências ao companheiros para fazer gol, mas que também marcou alguns, inclusive um de calcanhar, mostrando sua habilidade no esporte, e André, este sim goleador nato, de um chute potente, fazendo gol inclusive antes da linha do meio do campo.
O futebol foi na grama sintética, o placar teve a diferença de 3x0 para o time de Jéferson contra o de André, e serviu como momento de lazer e entretenimento, importantes para aprimoramento das relações sociais. Quanto a minha participação, digamos que fechei na média do restante do coletivo.
Os atletas da SEDAC já preparam mais um confronto para em breve, aprimorarem suas técnicas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bugre Camaquense Trabalhando Forte Para a Série A2 do Gaúchão

Foto: Juarez da Luz
A direção do Guarany Futebol Clube anunciou o plantel que irá defender o Bugre em 2012, mais precisamente na Série A2 do Gauchão. O grupo irá contar com 26 atletas no grupo profissional e mais quatro jogadores em nível de teste, sendo que dois são de Camaquã.
O vice-presidente do Bugre Fabrício Azambuja ressaltou que o grupo não está fechado e que ainda poderá chegar ao estádio Sílvio Luis um camisa 9. Dos 26 atletas, 15 são remanescentes da última temporada e 11 são novos contratados.

Confira a lista de jogadores:
Jean Alves - Goleiro
Geosmar - Goleiro
Alissom - Goleiro
Alex Pereira - Lateral Direito
Ortiz - Lateral Direito
Carlinhos - Lateral Esquerdo
Lucas Rei - Lateral Esquerdo
Leonardo - Lateral Esquerdo
Gustavo - Zagueiro
Claiton - Zagueiro
Eder Paulista - Zagueiro
Alan Delom - Zagueiro / Lateral Esquerdo
Douglas Alemão - Zagueiro / Volante
Ricardo - Volante
Julio - Volante
Indio - Volante / Lateral Direito / Zagueiro
Kairo - Volante
Junior - Volante / Meia
Altieri - Meia-esquerda
Tiago Silva - Meia-esquerda
Kleiton - Meia-direita
Ivan Lima - Meia Esquerda / Lateral Esquerdo
Esquerdinha - Atacante / Meia Esquerda
Dudu Lence - Atacante / Meia Direita
Waldir Baiano - Atacante
Fabinho Natal - Atacante
Jian - Zagueiro (teste)
Edineder - Zagueiro (teste)
Max Maron - Atacante (teste)
Dieguinho - Meia-atacante (teste)



O Guarany de Camaquã realizou sua apresentação oficial na terça-feira, 3, e desde então a comissão técnica começou a preparar o grupo para o desafio da Série A2 do Campeonato Gaúcho. A semana foi de avaliações e trabalhos físicos com o preparador Jorge Luiz Nogueira.
Os atletas suaram a camisa durante esta semana, tanto no estádio Sílvio Luis, na Academia e também no Complexo Poliesportivo Rui de Castro Neto. Jorge Luiz Nogueira realizou testes físicos e os atletas deram uma boa resposta neste começo de trabalho.
Desta vez a metodologia do trabalho no estádio Sílvio Luis tomou rumos diferentes e ao contrário de outros anos, o técnico Fabiano Daitx já está realizando trabalhos com bola. Num começo de temporada não é tão normal se ver isso, apesar de que outros técnicos também já estão usando o mesmo artifício.
Na próxima terça-feira, 10, o grupo do alvi-azul estará completo com a chegada do goleiro Geosmar Benha, do lateral esquerdo Carlinhos, do volante Kairo e dos atacantes Waldir Baiano e Fabinho Natal. Os cinco atletas fecham o número de 26 profissionais que estarão à disposição de Fabiano Daitx neste primeiro momento.
O presidente Luiz Gustavo Ferrão fez uma doação de piso em basalto, que servirá para deixar o pátio do estádio Sílvio Luis renovado para a temporada 2012. Outra benfeitoria desta diretoria foi à remodelação do vestiário do Bugre. Agora com amplo espaço e modernizado, chuveiros novos e também foi instalado sistema de ar condicionado.
A direção continua não medindo esforços para garantir o bem estar dos atletas. Uma casa foi alugada ao lado do estádio Sílvio Luis e os mesmos ficam praticamente dentro do local de trabalho. A comunidade parece estar mais confiante neste início de temporada, pois os torcedores que comparecem aos treinos são unânimes em afirmar que estão apostando na equipe e no trabalho do recém chegado Fabiano Daitx.
Também creditam toda esta expectativa positiva ao excelente trabalho que vêm sendo desenvolvido pelo presidente Luis Gustavo Ferrão, bem como toda a sua diretoria. Todos somos sabedores de que o Guarany de Camaquã não é a melhor estrutura e que também não tem o melhor plantel da competição, mas já é possível perceber que em 2012, os visitantes vão roer um osso para tirar pontos do Bugre dentro da “Bombonera do Interior”.
Das quatro primeiras partidas na Série A2, o Guarany irá jogar uma em casa e três fora. O Bugre joga dia 3 de março em Santana do Livramento, contra o 14 de Julho. Depois retorna ao estádio Sílvio Luis, para enfrentar o São Paulo, na quarta-feira, dia 7.
Na sequência, o alvi-azul atua em duas oportunidades como visitante, sendo que no domingo, dia 11, em Santa Maria, diante do Inter-SM e na quarta-feira, dia 14, em Pelotas, contra o Farroupilha. Na Segundona de 2010, o Bugre começou jogando em casa e empatou por 0 a 0 com o São Paulo e acabou fechando a 1ª fase jogando contra o mesmo São Paulo em Rio Grande.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Guarany Futebol Clube

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Adeus a São Marcos

São Marcos (como era conhecido o Goleiro do Palmeiras) anunciou na semana passada sua aposentadoria do futebol, esta aposentadoria veio um pouco mais cedo do que pretendia o atleta, mas veio porque é fruto de uma gestão de direção desorganizada do clube, que está metendo os pés pelas mãos.
O futebol brasileiro perde um verdadeiro ídolo, um dos poucos jogadores que sente vergonha quando perde em campo, que tem a capacidade de dizer e de questionar posturas de alguns colegas em relação a falta de empenho em suas funções. Alguém que ainda ama a camisa que veste e dedicou praticamente toda a sua carreira a um clube.
Bom descanso campeão!

Ibram/MinC Está com Inscrições Abertas Para a 10ª Semana de Museus em 2012

A 10ª Semana de Museus acontece entre os dias 14 e 20 de maio de 2012 . O evento, que acontece anualmente na semana do dia 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) e é coordenado pelo Ibram, tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Para esta edição, o tema definido pelo Conselho Internacional de Museologia (ICOM) é Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. As instituições interessadas em participar da 10ª Semana de Museus devem inscrever seus eventos na página do Ibram até o dia 31 de janeiro. Não há limite para o número de eventos inscritos.
A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar email para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 2024.4122/4135.

Dia do Fotográfo

Dia 08 de janeiro - Dia do Fotográfo - Parabéns a todos amantes dessa arte.












Fonte: kakilimasubang.wordpress.com
"Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração." 
(Henri Cartier-Bresson).

domingo, 8 de janeiro de 2012

Absurdo! Camaquã Tem Preço de Passagem de Ônibus Mais Cara Que Trensurb

Foto meramente ilustrativa
É um absurdo a falta de qualidade do serviço público do transporte coletivo em Camaquã, além de um custo de passagem dos ônibus que chegou a R$ 1,75 em 01 de janeiro de 2012 (mais caro que o Trensurb, onde se pode ir de Porto Alegre a São Leopoldo, pagando R$ 1,70), praticamente todas as concessões de transporte coletivo estão em condições precárias de acomodação dos passageiros e nos principais horários muitas linhas encontram-se superlotados.
Obviamente, reconheço o aumento no custeio do transporte que compreende (combustível, salário de funcionários, limpeza e manutenção) mas convenhamos, este valor é um absurdo para uma cidade do interior, onde as pessoas andam de ônibus em média menos de 20 quadras, um valor exorbitante, e que precisa ser revisto urgentemente.
Onde estão os fiscais da Secretaria de Transporte que não fiscalizam o fluxo de passageiros, os horários e principalmente as condições de trafegabilidade desses ônibus?
Perguntas que precisam ser respondidas, pois se esses serviços vem sendo executados, vem sendo mal feitos, ou os concessionários das linhas de transporte não cumprem a determinação da Secretaria, e ai é falta de política pública e tomada de decisões por falta da gestão da pasta, e isso é negligência com o dinheiro público.
Pois quem paga a conta "cara" desse serviço é o contribuinte que não vê melhorias neste serviço público, há bastante tempo, aliás vem apenas subindo ano pós ano, o valor da tarifa.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Museu do Trem Promove Curso de Verão

A 2ª Edição do Curso de Verão de Formação no Museu do Trem iniciou nesta quarta-feira (04/01). A iniciativa segue até o dia 12, das 9h às 18h, e conta com leituras, discussões, visitas técnicas e produção escrita, além do estabelecimento do Regimento Interno e Plano Museológico do Museu do Trem. O curso tem a coordenação de Alice Bemvenuti e co-participação em mediações de Claudia Koch-Johnstone, Daniela Schmitt e Karina Kerpen.
Entre as atrações da programação estão: a apresentação e debate dos artigos "Por uma nova imaginação museal nos municípios" (autoria de José Nascimento Junior e Mário Chagas e condução de Daniela Schmitt); e "Os historiadores e os acervos documentais e museológicos: novos espaços de atuação profissional (autoria de Benito Bisso Schmidt e condução de Karina Kerpen); além do discurso "Memória, esquecimento e ausências" (autoria de Alice Bemvenuti); e o texto "O Pedagogo na Equipe de Museu - Ação Educativa para Transformação" (autoria de Claudia Koch-Johnstone).
A programação também inclui visita técnica à Cooperativa Habitacional da Vila dos Ferroviários e ao Museu José Joaquim Felizardo, para reconhecimento do sistema de documentação, expografia e reserva técnica, em Porto Alegre. Funcionários do Museu Júlio de Castilhos, localizado na capital gaúcha, e do próprio Museu do Trem participam do curso. Interessados em integrar o grupo devem entrar em contato pelo fone (51) 3591 8853 ou e-mail museudotrem@saoleopoldo.rs.gov.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Leopoldo

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SEDAC e SETUR Oferece Capacitação Gratuita a Agentes de Turismo e Taxistas no MJC

Site do IG
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu Julio de Castilhos, em parceria com a Secretaria do Turismo, realizará quatro oficinas gratuitas para agentes de turismo e taxistas, buscando prepará-los para a Copa do Mundo de 2014.
O objetivo é fazer com que os profissionais conheçam o Museu, a sua localização e importância histórica, podendo oferecer aos turistas as melhores informações sobre a instituição.
Serão 50 vagas por oficina, com duração de duas a três horas. Após o encerramento, os participantes receberão certificados de participação. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3221-5946.


Oficina de Capacitação de Agentes de Turismo
Dias: 26 e 27 de janeiro
Horário: 14h
Local: Auditório do Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205/1231 – Centro, Porto Alegre)

Oficina de Capacitação de Taxistas
Dias: 7 e 8 de fevereiro
Horário: 14h
Local: Auditório do Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205/1231 – Centro, Porto Alegre)

Texto: Sedac

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Um Bailôco Internacional

 
A Meridional Produtora está decidida a tornar o Bailôco não somente a maior festa fantasia do RS, mas do país também, por isso investe a cada mais pesado na atração principal, este ano foi ultrapassada a estratosfera nacional, e Camaquã e região vai ter na sua 33° edição um remember internacional, Double You, um grupo italiano de eurodance que surgiu em 1985. Em 1991 tornaram-se mundialmente conhecidos com a regravação da música "Please Don't Go" (de KC and the Sunshine Band). Chegaram a vender mais de 10 milhões de discos em todo o mundo.
O Lançamento desta festa será dia 7 de janeiro, evento que reunirá os organizadores, imprensa, televisão, rádio, jornais, patrocinadores, autoridades e convidados. Na oportunidade será feito também o lançamento da revista dos 33 anos do Bailôco.
A Meridional Produtora promete uma divulgação de nível internacional para esta edição.
Maiores informações:
SITE; www.bailoco.com-www.bailoco.com.br - 51.84231956 (Paulo Celso) Email -meridionalprodutora@yahoo.com.br

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Museu do Carvão Tem Novo Diretor

Com algumas mudanças na SEDAC, onde a Diretora do DAC (Diretoria Artístico Cultural) Ana Froner passou a coordenar a parte administrativa do IGTF (Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore), o então Diretor do Museu do Carvão, Manoel Henrique Paulo passou a assumir o DAC, e o Museu do Carvão agora passa a ter como seu Diretor, Alexsandro Witkowski, Licenciado em História pela FAPA, com especialização em Gestão de Arquivos pela UFSM, servidor público estadual da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, esteve recentemente envolvido com projeto da antiga Comissão Setorial de Arquivos (CSA) e no Grupo de Trabalho – Arquivo para a devida salvaguarda dos documentos de valor corrente e intermediário da PGE.

Sobre a instituição
Situado em Arroio dos Ratos, o Museu Estadual do Carvão foi criado em 31 de março de 1986 com o objetivo de preservar a história da exploração do carvão em nosso Estado. Na sede da Instituição, restaurada em 1994, funcionou a primeira usina termelétrica do País, de 1924 a 1956. O endereço é Rua Profª. Silvana Narvaez, 61 (próximo à rodoviária do município), Arroio dos Ratos – RS – CEP: 90.740-000. Telefone: (51) 3656.1211.

Texto: Asscom Sedac