segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Fim da greve

Nesta segunda retornam as aulas os professores da rede estadual de ensino, com o fim da greve do magistério gaúcho, o ano letivo deve ir até 10 de janeiro de 2009. A presidente do CPERS/Sindicato, Rejane de Oliveira destacou que a mobilização dos professores conseguiu fazer com o que o governo voltasse atrás e suspendesse a votação do projeto que estabelece o piso salarial da categoria. O projeto havia sido enviado à Assembléia com um pedido de urgência para que fosse votado ainda este ano. Os professores aprovaram um calendário de mobilização para os próximos meses em defesa do piso nacional e do quadro de carreira da categoria. Após a decisão dos professores, a secretária de Educação, Mariza Abreu, divulgou nota oficial conclamando os professores para o imediato retorno às aulas. Já os professores estão conclamando a secretária a pegar o chapéu e deixar a pasta.
Nunca uma greve do magistério teve tanto apoio popular, boa parte disso se estabeleceu porque o governo do estado segue uma política de desmonte, sugerida por Yeda, isso se demonstrou na truculência no trato dos professores e demais funcionários públicos, na implantação da "enturmação", do fechamento de escolas, da não aceitação do piso nacional do magistério, retirando o direito do CPERS de fazer greve e uma série de barbaridades e atrocidades sociais cometida por este desgoverno.
Enfim a categoria do magistério gaúcho demonstrou força, ousadia e união, ao enfrentar im governo totalmente autoritário e conservador, impondo uma paralisação que alcançou mais de 80% do seu quadro.
A luta não termina aqui, mas a construção da garantia dos direitos da educação de qualidade é compromisso de todos nós, pais, professores, estudantes e comunidades gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário