terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Governança da Costa Doce no Salão Naútico do Mercosul

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce), Zelmute Oliveira, será palestrante no Salão Náutico do Mercosul 2008. O evento, que acontecerá em Porto Alegre de 29 de novembro a 07 de dezembro, ocupará área especial de 15 mil m² junto à orla do Guaíba, contando com a participação de mais de 150 expositores dos mais variados segmentos. A palestra ocorrerá no dia 06 de dezembro, sábado, às 16h30, com o tema “O exemplo da Governança Regional do Turismo da Costa Doce.”
A articulação regional do turismo na Costa Doce, desenvolvida desde 2005 pela AD Costa Doce com o apoio de diversos parceiros, vem sendo reconhecida como modelo na Governança por canalizar esforços do poder público, empresas e de entidades da sociedade civil para o fortalecimento da demanda turística e qualificação da oferta. Entre muitas instituições, o trabalho realizado é citado como exemplo pela Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer e pelo Ministério do Turismo.
Segundo o presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira, as ações têm contribuído significativamente para a ampliação do fluxo de visitantes à região. “Os municípios têm recebido mais turistas e as empresas ampliado seus negócios”, comemora. “Temos estimulado novos empreendimentos turísticos e diversificado a oferta para atender um público selecionado.” Para 2009, Oliveira aponta como desafio a qualificação da infra-estrutura turística regional, com a busca de investimentos para dragagens, construção de pier, marinas, atracadouros e revitalização de portos. “Apoiamos a efetivação da hidrovia do Mercosul, integrando o turismo ao transporte lagunar e marítimo.”
O Turismo Náutico está entre os segmentos prioritários do Turismo na Costa Doce. Iates, clubes náuticos, passeios de barco, esportes e eventos náuticos estão operando e oferecendo qualidade e satisfação aos visitantes. “O Salão Náutico é um espaço fundamental de promoção destes potenciais e de fechamento de negócios entre a iniciativa privada do setor”, destaca.
O EVENTO – Espera-se um público participante de 50 mil pessoas. Além de estaleiros, fabricantes de barcos à vela e a motor, entre outros (barcos, iates, veleiros, lanchas, test-drive, jet ski, remo, canoas, botes, acessórios, motores, equipamentos, componentes, mergulho, pesca e esportes náuticos) estarão representados outros segmentos como a moda, a gastronomia e revendas de veículos.
Haverá ainda fórum de debates, workshops e atividades culturais abordando temas como o meio ambiente e a recuperação do rio Guaíba, sempre com a participação de professores de faculdades de Oceonografia, ambientalistas de instituições como o Greenpeace, Sea Shepard, Projeto Tamar, Ceclimar, entre outros, além da visitação diária de alunos de escolas públicas e privadas. Palestrantes de renome internacional, tais como, Robert Scheidt, Amyr Klink e família Schürmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário